O professor tem que participar dos projetos de corpo e alma. Se desejamos que nossos alunos se motivem e participem com entusiasmo das atividades, nós também temos que estar motivados e realmente participar. Pensando na educação infantil, isso quer dizer que precisamos entrar no mundo de fantasias dos pequenos. O exemplo do professor é muito importante, sendo que para as crianças é ainda mais significativo.
No mês de março, tivemos a festa de Carnaval na escola. Decoração, serpentina, confete e... fantasia. Sim! Nada de vergonha. Como professora que sou, também vesti minha fantasia!
As atividades sobre o Carnaval são muito importantes, já que é uma festa tradicional e representativa de nossa cultura. Não só conhecer sobre o Carnaval, mas realmente vivenciá-lo é significativo para os alunos. Através das fantasias, trabalhamos a identidade a partir da simulação de ser alguém que realmente não sou. Além de tudo, é sempre um momento de integração, socialização e de grande divertimento para todos.